Últimas Notícias

Thumbnail Caption

Frente a frente com Roger Cruz!! (Por Thiago Silva em 23/12/2014)

Olá!

Hoje, quero compartilhar com vocês uma experiência pessoal muito importante para mim, que aconteceu durante a Comic Con Experience, realizada nos dias 04 a 07 de Dezembro.

A história toda começou quando eu tinha 14 anos. Um típico adolescente nerd que curtia muito quadrinhos e games. Leitor assíduo da Marvel e player fanático de Sonic, Street Fighter, Samurai Shodown e King of Fighters, foi naquela época que eu comecei a criar meus primeiros personagens (o primeiro de todos foi um certo Marques da Silva, que hoje vocês conhecem por Dragão Negro). Fazia HQs amadoras, arte-finalizadas com caneta Biq, coloridas com lápis e hidrocor, sem nenhum senso de layout de páginas e encadernadas em pastas escolares. Ou seja, a tosqueira mais fina que se poderia imaginar.

Naquela época, eu lia quadrinhos da Marvel... e curtia demais o trabalho de Roger Cruz, um brasileiro que desenhava as capas das revistas da editora (minha favorita era a capa de Massacre Marvel). Olhando minhas HQs toscas e as capas dele, eu me perguntava se um dia eu conseguiria atuar nos quadrinhos como ele fazia.

Pois bem... O adolescente nerd foi para a faculdade, depois foi fazer pós-graduação, depois foi trabalhar, e deixou os quadrinhos de lado.

Em 2008, enfrentando uma depressão das brabas e com problemas de saúde, resolvi criar um projeto de educação ambiental em forma de game. Assim nasceu o Bandeirinha e os seus amigos. Para aprimorar as artes do projeto, fui fazer um curso de desenho na ABRA. Lá conheci o Alexandre Garcia e a Natalia Lhen, que me convidaram para um projeto de quadrinhos. Decidi então adaptar o Bandeirinha para o formato de quadrinhos, para participar deste projeto. E então a paixão pelas HQs voltou com tudo!

Eis que, 04 anos e meio depois, eu me vejo expondo as HQs do Chroma (inclusive as minhas HQs do Bandeirinha e do Dragão Negro) na Comic Con Experience, o primeiro evento deste porte no país! E ao terminar de montar a nossa mesa, me deparo com uma surpresa que jamais poderia imaginar!

MesaRogerCruz

De frente para a mesa do Chroma no Artist's Alley, estava ninguém menos do que ele, Roger Cruz!!

RogerCruz

Simpático com todos, estava vendendo o seu artbook, contendo trabalhos da época da Marvel, e trabalhos mais recentes, com técnicas de Aquarela.

Não pude conversar muito com ele por causa da correria do evento, mas no pouco que consegui percebi que é um cara simples, disposto a atender bem a todos que passaram em sua mesa, trocando ideias com todos!

E claro, fiz questão de comprar um exemplar do artbook! Por sinal, o primeiro artbook da minha estante. Não tenho o costume de comprar este tipo de livro, mas neste caso abri uma exceção. E claro, ganhei uma dedicatória do autor.

RogerCruzAutografo

No último dia do evento, o colega de quadrinhos e querido amigo Fabio Coala me perguntou se um dia eu havia imaginado estar em um evento daquele porte, com tantos artistas de peso. Na hora, eu estava num misto de muita felicidade e muito cansaço físico, e só consegui responder a ele: "Com um detalhe a mais, cara... Estamos de frente com Roger Cruz!"

Foi naquele momento que a ficha caiu. Foi ali que finalmente eu vi todo aquele filme passando. E só não chorei de emoção porque o sono era tanto que não permitiu.

Hoje eu finalmente posso dizer com orgulho que meus amigos do Chroma e eu somos produtores de quadrinhos. Contribuímos de fato com o quadrinho nacional, ainda que em pequena escala. Mas as contribuições pequenas também fazem diferença, pois todas elas formam peças deste mosaico belíssimo que está se formando atualmente: os brasileiros estão redescobrindo o quadrinho nacional! O cenário independente está mais forte do que nunca! E nós estamos ali, produzindo, curtindo e contribuindo com nossa parte para que tudo isto aconteça!

Sei que ainda estou anos luz de alcançar a qualidade de Roger Cruz e tudo o que ele representa para os artistas nacionais. Mas neste momento, posso dizer que estou muito satisfeito com o que nós do Chroma alcançamos até aqui e até onde eu cheguei com este time!

E a todos vocês, agradeço de coração por nos acompanharem e apoiarem ao longo destes 04 anos e meio! Espero que possamos ter muitos anos de convívio pela frente!

Paz!!!

 
Thumbnail Caption

Chroma na Comic Con Experience!! (Por Thiago Silva em 02/12/2014)

Olá!

É com grande alegria que informamos que o Chroma estará presente na Comic Con Experience!!

Alexandre Garcia, Osmar Menezes e eu estamos confirmados no Artist's Alley, e estaremos dividindo o espaço com feras da HQ nacional e internacional, como Marcatti, Fabio Coala, Pedro Balboni, Roger Cruz, Klaus Janson, Vitor Cafaggi, Verônica Saiki, Daniel Esteves e Sam Hart.

Thiago Silva no Artist's Alley

Alexandre Garcia no Artist's Alley

Osmar Menezes no Artist's Alley

Em nossa mesa, traremos a vocês algumas novidades. A primeira delas é o lançamento do Volume 02 de Crônicas de Piápolis. Vale a pena conferir, pois a revista está muito caprichada!

Traremos também o lançamento do Volume 01 de Dragão Negro, além de uma prévia muito especial do Volume 02, a ser lançado em 2015!! O volume 02 será desenhado pelo paranaense Marcio Bertoli, e garanto a vocês que será uma edição muito bem feita!

Por fim, traremos a vocês uma divulgação muito especial do álbum A ORDEM, que está atualmente em financiamento no Catarse. Confira mais abaixo a mensagem do Dragão Negro sobre este projeto tão especial!

Então, não se esqueçam: estaremos na mesa 64 do Artist's Alley! A Comic Con Experience será nos dias 04, 05, 06 e 07 de Dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes, de fácil acesso através do Metrô. O local fica a apenas 850 metros da Estação Jabaquara (linha azul).

Além disso, durante os dias de evento, serão disponibilizados ônibus que farão o traslado entre o Metrô Jabaquara e a Comic Con Experience

Mais informações no website da Comic Con Experience. Nos vemos lá!!!

 
Thumbnail Caption

O mais novo roteirista da Revista Calafrio!! (Por Alexandre Garcia em 02/12/2014)

Além do trabalho com seus personagens, alguns dos integrantes do Chroma estão se envolvendo em interessantes projetos paralelos.

No meu caso, eu passarei a colaborar, como roteirista, para revista de terror 'Calafrio'. Para quem não sabe, 'Calafrio' é um título publicado pelo fabuloso desenhista Rodolfo Zalla. Nascido na Argentina, Zalla desenvolveu a maior parte dos seus cerca de 60 anos de carreira no Brasil. No início dos anos 80, já estabelecido em nosso país, Rodolfo Zalla criou o estúdio 'D'arte', que depois se transformou em editora do mesmo nome, e passou a publicar alguns títulos, em destaque 'Calafrio', no gênero horror.

Por pouco mais de 10 anos, mesmo com todas as dificuldades causadas pelo período turbulento na economia brasileira, 'Calafrio' fez a alegria dos amantes do gênero horror reunindo alguns dos mais geniais artistas brasileiros das HQs. Além de Zalla colaboraram na revista Eugênio Colonnese, Mozart Couto, Flávio Colin, Júlio Shimamoto (desenhos), Sidemar de Castro, Júlio E. Braz, Maria Ap. Godoy (roteiros) dentre outras feras.

Após ter sido cancelada, o título ressurgiu há poucos anos, agora em tiragem trimestral limitada, passando a ser vendida apenas em lojas especializadas. Em Sampa, é encontrada na loja da Comix. Entusiasmado com o retorno da revista, enviei dois roteiros que foram elogiados por Zalla e que devem ser publicados nos próximos meses. E novas encomendas deverão ser feitas em breve.

Estou muito feliz com a chance de trabalhar com um dos artistas que mais admiro e na revista que, nos anos 90, foi muito importante para minha formação como artista por me revelar outros estilos que fugiam ao padrão norteamericano.

 
Thumbnail Caption

A ORDEM está no Catarse!! (Por Dragão Negro em 02/12/2014)

Saudações!

Venho novamente conversar com todos vocês, sobre uma aliança sem precedentes, que creio ser de interesse de muitos.

Vocês sabiam que vinte heróis brasileiros irão se reunir em uma super-equipe?

Vocês sabiam que esta super-equipe terá um álbum de luxo que será desenhado por artistas brasileiros que atuam na Marvel, DC, IDW e Zinescope?

Vocês sabiam que este álbum está em pré-venda no Catarse e que dois artistas da DC Comics já fizeram sua contribuição para que este projeto seja financiado?

Vocês sabiam que seus nomes também pode aparecer impressos nos agradecimentos do álbum?

A ORDEM trará uma grande história produzida por uma equipe respeitável de quadrinistas. O roteiro ficará a cargo de Gian Danton (Família Titã, O roteiro nas histórias em quadrinhos, Watchmen e a Teoria do Caos, Astronauta(álbum MSP+50) entre outros). As artes, por sua vez, serão produzidas pelos grandes Joe Bennet (Marvel Comics, DC Comics, Dynamite) José Luis (DC Comics, Dynamite) e Ivan Rodrigues (Marvel Comics, Dynamite). Por fim, a colorização será feita pelo experiente Gil Santos (DC Comics e MeuHerói – Capitão R.E.D)!

Para vocês terem ideia da qualidade do projeto, vejam abaixo uma das capas do álbum, desenhada por José Luis e colorida por Gil Santos e José Amorim Neto:

AORDEM

Não perca a chance de ter este livro em sua coleção! Acesse o link abaixo e nos ajude a financiá-lo!!

http://www.catarse.me/albumdqb

 
Thumbnail Caption

Voltando à ativa!! (Por Thiago Silva em 19/10/2014)

Olá!

Eis que a correria louca de nossos bastidores e de nossas vidas pessoais finalmente deu uma trégua! Com isto, estamos conseguindo retomar nossas atividades com o Chroma!

Hoje, trazemos a vocês uma nova atualização de nossos sites! Confiram:

- Site do Projeto Chroma:

1. Atualização das nossas galerias, incluindo as participações do Chroma na Fanzinada no XIV Festival de Inverno de Paranapiacaba e no 3ª C.R.I.A!!

- Site do Bandeirinha:

1. Post comemorativo do aniversário do Bandeirinha! Isso mesmo, neste mês de Outubro o Bandeirinha completou 06 anos de estrada!!

2. Pequenas atualizações estéticas.

- Site do Dragão Negro:

1. Inclusão de novas artes feitas pelos leitores da revista na galeria de artes!!

Ainda falando sobre o Dragão Negro, é com grande alegria que informamos que o personagem participará do projeto Álbum DQB, que reunirá vários heróis e super-heróis nacionais em aventuras em quadrinhos ambientadas em cidades brasileiras.

O primeiro álbum será chamado "A Ordem", e contará com heróis conhecidos dos quadrinhos nacionais, como Velta (de Emir Ribeiro), Vulto (de Wellington Santos, publicado pela Editora Jupiter II), Crânio (de Francinildo Sena), Lagarto Negro (de Gabriel Rocha), Oigo (de Diego José) e Jaguara (de Altemar Domingos), além de vários outros, publicados de diversas maneiras (revistas, fanzines, webcomics, etc).

Este primeiro álbum será produzido por uma equipe respeitável de quadrinistas. O roteiro ficará a cargo de Gian Danton (Família Titã, O roteiro nas histórias em quadrinhos, Watchmen e a Teoria do Caos, Astronauta(álbum MSP+50) entre outros). As artes, por sua vez, serão produzidas pelos grandes Joe Bennet (DC Comics) Gil Santos (DC Comics), Ivan Rodrigues (The Shadow, The Spider e Vampirella – Dynamite, Marvel), e Rom Freire (FAUSTO de Goethe, 12 Comics, White Eye Studios e Argo Comics). Por fim, a colorização será feita pelo experiente Gil Santos (DC Comics e MeuHerói – Capitão R.E.D)!

E como adquirir este álbum? Ajudando esta turma a financiá-lo!! O projeto estará em breve no Catarse, site de financiamento coletivo através do qual muitos projetos bacanas de HQ nacional estão se tornando realidade!

Para conhecer os heróis participantes e acompanhar o andamento do projeto, visite a página do projeto no Facebook.

Em breve traremos outras novidades, inclusive com novos lançamentos a caminho!! Aguardem!!

 
Thumbnail Caption

Aniversário de 04 anos do Chroma... Atrasado!! (Por Thiago Silva em 07/08/2014)

Olá!

O ano de 2014 tem sido muito movimentado para toda a nossa equipe, dentro e fora do âmbito do Chroma. Com tanta correria e tantos compromissos, sequer tivemos tempo de comemorar o aniversário do nosso pequeno grupo!

Isso mesmo! Em Julho completamos 04 anos de estrada! Com certeza é um motivo de muito orgulho para nós! Aprendemos e compartilhamos cada vez mais com todos vocês, e só podemos agradecer por toda essa vivência tão especial!

Para comemorar, trazemos a vocês uma HQ online e gratuita do Dragão Negro. Escrita e desenhada pelo nosso amigo Dennis Oliveira, do site ImpulsoHQ, a publicação conta uma rápida história de um empresário que pretende ingressar na ordem dos Illuminati e traz uma pequena, mas curiosa ligação com a revista Vulto & Tormenta, da nossa parceira, a Editora Júpiter II.

Visite nossa página de produtos e tenha uma boa leitura!

 
 
 
 

Redes Sociais!

 

   Facebook     Twitter     Forum        

   DeviantART

  •     

 

 

 

 

 

 

Nossos Parceiros!

 

Fanzinada

Jupiter II

Jupiter II

Clube de Autores